Do ponto de vista biológico, os sentidos são os meios que permitem os seres vivos reconhecerem e diferenciarem o ambiente em que se encontram. Temos cinco sentidos tradicionais que podem ser estimulados em conjunto e até surpreendidos de forma a gerar resultados de comunicação muito mais efetivos e duradouros. São eles: tato, visão, audição, olfato e paladar.

 

Os meios de comunicação tradicionais se especializam em atingir um ou, no máximo, dois sentidos. O rádio estimula apenas um sentido (audição), outdoors também apenas um (visão) enquanto que a televisão consegue estimular dois (audição e visão). Quanto maior for o número de sentidos atingidos e mais surpreendente for esse estímulo, maior será a eficácia da comunicação. A lembrança sobre determinado produto, evento, marca ou conteúdo ficará muito mais evidente quando, além da memória visual, associarmos memórias olfativas, táteis, auditivas e gustativas na criação de experiências estimulantes e surpreendentes.

 

Esse é um ponto crucial pouquíssimo aproveitado pelos canais tradicionais de comunicação e é nesse nicho de oportunidades que a FicTix concentra a sua atuação.